Pais e Familiares, sejam bem vindos!

Screenshot_1

Olá! Seja bem vindo ao Blog dos Pais e Familiares de alunos com Altas Habilidades/Superdotação.

Este é um espaço que o ConBraSD reservou a você – pai, mãe, família – para conversas e discussões sobre as Altas Habilidades/Superdotação. A intenção é de trocar informações; prestar esclarecimentos e orientações; indicar leituras e promover a partilha de experiências.

 

Venha e participe das discussões utilizando o formulário de comentário abaixo de cada tópico publicado. Traga seu comentário e siga esta ideia.

40 thoughts on “Pais e Familiares, sejam bem vindos!

  1. Ola, somente agora estou conhecendo este blog e gostaria de indicacao de onde posso fazer testes de superdotacao (QI) em Sao Paulo para meu filho que tem 6 anos. Obrigada

    • Seja bem vinda!
      Renata, no site do conbrasd, na aba, clique em SERVIÇOS – ONDE PROCURAR AJUDA.
      Vai aparecer um mapa do Brasil. Clique no Estado de São Paulo. Você encontrará endereços de vários locais onde poderá obter informações e também poderá ser orientada em como proceder a identificação de seu filho.
      Se ainda precisar de esclarecimentos e orientação, continuamos à disposição.
      SuperAHbraço.

      • Olá! Essa ajuda simplesmente nao existe aqui em Seergipe. Não sei mais onde procurar. Por favos, preciso de orientação.

        • Olá Ligianne, não desistir jamais.
          Você precisa descobrir onde é o NAAHS de sua região para obter informações. Mantenha-nos informados, ok?
          No site do conbrasd, na aba, clique em SERVIÇOS – ONDE PROCURAR AJUDA.
          Vai aparecer um mapa do Brasil. Clique no Estado de São Paulo. Você encontrará endereços de vários locais onde poderá obter informações e também poderá ser orientada em como proceder a identificação de seu filho.
          Se ainda precisar de esclarecimentos e orientação, continuamos à disposição.
          SuperAHbraço.

  2. Bom dia Pessoal,

    Gostaria de receber informações, dicas e troca de experiências.

    Abraços

    Alessandra

  3. Bom dia! Minha filha, Ana, 4 anos, teve laudo de superdotação emanado pelo Inodap – Curitiba/PR. Foi como eu obtive o endereço aqui do Conbrasd, onde espero obter mais informações e. compartilhar experiências a respeito do assunto.

  4. Alguém tem o contato do NAAHS no Amazonas? Ou outro centro de apoio e de atividades em Manaus? Grata,

  5. Meu filho é superdotado?
    Boa tarde,

    Tenho uma filha que acho muito inteligente, e não é coisa de mãe não! ela tem 6 anos e sempre quis fazer as coisas que o irmão mais velho fazia.
    Sempre se interessou por estudos. Não é muito de brincar com brinquedos como boneca, prefere coisas que a estimulem.
    Bem, ela aprendeu a ler e escrever ano passado, embora a turma em que estude só está aprendendo este ano.
    Desde bem pequena chamou minha atenção. Quando tinha dois anos lhe foi passada a tarefa de colagem de palitos de picolé. Enquanto os amigos colavam aleatoriamente, ela os alinhou e os colou lado a lado.
    Até aí, tudo bem. Achava que ela era de fato uma criança comum, só que inteligente, e que se esforçava para aprender e saciar assim sua curiosidade.
    Neste ano fui chamada à escola, porque embora academicamente ela esteja muito além da turma (dito pela professora e pela diretora), seu comportamento estava péssimo. De um pequeno problema ela causava uma enorme confusão e era até agressiva com os colegas.
    Minha mãe comentou o acontecido com uma amiga nossa, que é professora e pedagoga. Um dia ela apareceu lá em casa e me deu um livro da Maria Lucia Sabatella – “Talento e Superdotação – Problema ou Solução”.
    Ali naquelas descrições, vi minha filha. Inteligente, ansiosa pelo saber, mas não um gênio (ela diz que não precisa ser gênio para ser superdotado), tanto nas questões acadêmicas, quanto na parte emocional, inclusive sintomas como dor de cabeça e de estômago, percepção olfativa, etc…
    Percebi que o comportamento da minha filha ficou ruim no colégio porque ela está entediada, sabendo ler, escrever, fazer contas e os outros aprendendo as sílabas.
    Gostaria de saber o que fazer. Há testes para verificar esses talentos, mas onde posso fazê-los? Talvez seja só uma inteligência mais aguçada, mas quero dar a ela estímulos e suporte para que ela viva feliz e estimulada… Tenho medo de que ela desista, como relatado nos livros.

    Podem me ajudar?
    obrigada
    Helga

    P.S.: Ontem, depois de acabar sua tarefa, enquanto os amigos faziam a lição, ela copiou um texto colado na parede da sala, mas não gostou muito de sua letra!

  6. Renata Castro Sanjuan

    Gostaria de participar do blog de
    pais para ter maior suporte e orientacao no assunto.

  7. Queridos…tenho um filho de cinco anos que nunca falou errado e aprendeu a ler sozinho aos quatro anos.
    Hj ele estuda no colegio Marista e esta perdendo o interesse pelas atividades da escola, procurei a diretoria e coordenação da escola que desde o começo do ano nada fez. Fiz uma consulta com uma psicopedagoga e psicologa que concedeu um laudo onde diz que ele deveria avançar para o segundo ano do ensino fundamental.
    Ele é uma criança super organizada, le em media tres livros por semana e faz Kumon.
    Fez o conteudo de um ano em tres meses no kumon.
    Preciso de ajuda.

    • Prezada Raquel Mathias.
      Nem tudo é tão simples como você vê. Poderia nos atualizar soBre a situação de seu filho neste momento (OUTUBRO/2015)? A escola já procedeu a aceleração dele para o segundo anoSuperAHbraço,
      Bartira Trancoso.

      • Todas as escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas – de qualquer nível ou etapa de educação – isto é, da Educação Básica até a Educação Superior DEVEM oferecer AEE para os alunos com AH/SD. Na Educação Básica, o AEE deve ser oferecido em salas de recursos específicos para as AH/SD ou nas Salas de Recursos Multifuncionais. No Ensino Superior, o AEE deve ser oferecido pelos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.

        Fonte: PÉREZ, S. G.P.B.; FREITAS, S. N.; AGAAHSD (Org.). Altas Habilidades/Superdotação: respostas a 30 perguntas. Porto Alegre: Redes Editora, 2011, p.37.

  8. Rachel Camara Rodrigues

    Gostaria de informações de instituições que possam acolher meu filho e ainda sobre meus direitos…

    • Prezada Rachel.
      Primeiramente seja bem vinda.
      Na nossa home, clique em SERVIÇOS e ONDE ENCONTRAR AJUDA. No mapa do Brasil que vai aparecer, clique no seu estado. Lá vai aparecer uma série de endereços de serviços que poderão auxiliá-la. O endereço do NAAHS que é referência na sua região e também do Ministério Público. Se quiser compartilhar conosco, mais detalhes sobre seu filho, fique à vontade. Será um prazer poder ouvi-la.
      Por ora, superAHbraço.
      Bartira Trancoso.

    • Boa tarde Raquel,

      Meu filho também tem características de super dotação, ele começou a ficar inquieto em sala devido as aulas se tornarem enfadonhas para ele. Conversei com a professora e ela passou para a coordenadora da escola e para psicóloga. Duas semanas depois marcamos uma reunião com as três e elas “laudaram” que ele não apresentava super dotação muito pelo contrário apresentava déficits em algumas matérias. Explanei sobre o assunto que as crianças com altas habilidades / super dotação não eram gênios em todas as áreas, enfim sabia que ali não iria conseguir nada. Pesquisando encontrei o núcleo do NAAH da cidade que moro atualmente (Natal/RN) e através de um breve descritivo me falaram que ele tinha todas as características. Ele foi encaminhado para uma psicóloga estudante de mestrado na área que está realizando os testes, ela nos informou que existe uma Lei que as escolas devem se adequar a estes alunos. Estou aguardando o término da avaliação para verificar se terei ou não auxilio na escola dele (que apesar de ser renomada aqui nem conheciam o núcleo de super dotação).

      Acho que devemos procurar sempre o melhor para eles, pois um dom tão lindo não pode ser perdido, sinto meu filho – 08 anos – desestimulado pois as aulas não lhe interessam, são chatas, ele fica completando o livro até o final. Para meu orgulho ele foi medalha de ouro na Olimpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

      Agradeço imenso ao Nucleo aqui de Natal, pois me deram todas as orientações e encaminharam para uma profissional que pode nos auxiliar.

  9. Bom dia!
    Tenho um filho de 3 anos e está em fase inicial para saber se é mesmo ou não uma criança superdotada, mas estou a procura de especialistas e escola especializada em Belo Horizonte. Gostaria de saber se podem me passar algum contato referente a minha procura. Desde já agradeço.

    • Prezada Hellen,
      No site do conbrasd, localize na aba: SERVIÇOS e CLIQUE EM: “ONDE ENCONTRAR AJUDA”. Vai aparecer um MAPA DO BRASIL.
      CLIQUE NO SEU ESTADO. Lá você encontrará o NAAHS de referência e outros endereços que lhe poderão ser úteis, inclusive do Ministério Público.
      Se ainda persistirem dúvidas ou necessitar de outros esclarecimentos, teremos o maior prazer em respondê-la.
      SuperAHbraço.
      Bartira Trancoso.

  10. Eu gostaria de saber qual é a escola especializada para crianças com altas habilidades em Goiânia-GO, tenho um filho de 9 anos que não está se encaixando em sua escola, e, realmente vejo que ele está perdendo o interesse em ir a uma escola regular. Por favor necessito de ajuda para meu filho.

    • Prezada Monica,
      No site do Conbrasd, na aba, clique em SERVIÇOS – ONDE ENCONTRAR AJUDA.
      No mapa do Brasil que vai aparecer, clique no seu estado.
      Lá você encontrará, além do endereço do NAAHS outros endereços que talvez possam ser úteis, inclusive do Ministério Público.
      Em Goiania há o Programa APRENDER A PENSAR e outros serviços para atendimento aos superdotados.

      Se ainda precisar de outros esclarecimentos estamos à disposição.
      SuperAHbraço,
      Bartira Trancoso.

  11. ola gostaria de participar do blog

  12. Juliano Natale Chaves

    Meu filho de 8 anos possui algumas características que me levam a desconfiar de sua super dotação, gostaria de saber como avalia-lo de forma a identificar se realmente ele possui a SD, uma vez que a escola regular pode estar “matando” a potencialidade de meu filho. Obrigado

    • Prezado Juliano,
      No site do conbrasd, localize na aba: SERVIÇOS e CLIQUE EM: “ONDE ENCONTRAR AJUDA”. Vai aparecer um MAPA DO BRASIL.
      CLIQUE NO SEU ESTADO. Lá você encontrará o NAAHS de referência e outros endereços que lhe poderão ser úteis, inclusive do Ministério Público.
      Se ainda persistirem dúvidas ou necessitar de outros esclarecimentos, teremos o maior prazer em respondê-lo.
      SuperAHbraço.
      Bartira Trancoso.

  13. Olá boa tarde, gente estou cursando o 6°semestre do curso de pedagogia e estou em fase de TCC tenho como tema O papel do professor no desenvolvimento de alunos com altas habilidades/superdotação, e precisaria realizar uma entrevista com algum professor que trabalha-se ou tivesse formação para trabalhar com esses alunos, são apenas 6 perguntas e poderia ser via e-mail, se alguém poder me ajudar ficarei imensamente feliz …obrigada desde já.

  14. Olá! Gostaria de participar do blog.

  15. Bom diaaaaa……me incluam no grupo, estou muito a fim de trocar idéias e conversar. Abração a todos.

  16. Sejam muito bem vindas Julyane Rodarte, Francine Mattos e Ana Rezende. É um prazer tê-las conosco.
    SuperAHbraços.
    Bartira Trancoso.

  17. camila luiza da gama carvalho

    Gostaria de saber como posso receber ajuda, pois meu filho tem 6 anos e é imperativo, mas muito inteligente. não sei como lidar, moro em bandeirantes ms.

    • Olá Camila Luiza,
      Que bom que você tem um olhar positivo para seu filho. Penso que o primeiro passo é você localizar o NAAHS de sua região.
      No site do conbrasd, na aba, clique em SERVIÇOS – ONDE PROCURAR AJUDA.
      Vai aparecer um mapa do Brasil. Clique no Estado de São Paulo. Você encontrará endereços de vários locais onde poderá obter informações e também poderá ser orientada em como proceder a identificação de seu filho.
      Se ainda precisar de esclarecimentos e orientação, continuamos à disposição.
      SuperAHbraço.

  18. boa noite ,sou de passo fundo rs estou escrevendo meu tcc estou a procura de pais aqui no rio grande do sul meu tema é a percepçao de pais e avos que convivem com alto habilidoso /superdotado,voces tem alguns contatos para que eu possa fazer minha pesquisa online ,ou algum site especifico para este tipo de pesquisa agradeço ..

  19. Olá queridas e queridos parceiros…a priori vim como de costume checar se havia alguma novidade no site, e dizer que estou sentindo falta da movimentação aqui. Não vamos deixar essa peteca tão preciosa cair, juntos nos fortalecemos, uma vez que no próprio ambiente onde atuamos está demasiadamente bem difícil ter esse apoio. Forte abraço a cada um de vocês e vamos pra cima em prol dos nossos superdotados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>