INSCRIÇÕES ABERTAS

VAGAS LIMITADAS!!! ATENÇÃO AO PRAZO PARA ENVIO DE TRABALHOS: 31/07/2014

Clique aqui

E acesse a Revista na íntegra!

PREPARE AS MALAS!

De 11 a 14 de novembro de 2014 em Foz do Iguaçu, Paraná, ocorrerão o II Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, o X Congreso Internacional sobre Superdotación, Talento y Creatividad, e o VI Encontro Nacional do ConBraSD

HÁ NECESSIDADE DE LAUDO OU DIAGNÓSTICO CLÍNICO PARA ENCAMINHAR UM/A ALUNO/A COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO?

Diz a NOTA TÉCNICA Nº 04 / 2014 / MEC / SECADI / DPEE: "A exigência de diagnóstico clínico dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, para declará-lo, no Censo Escolar, público alvo da educação especial e, por conseguinte, garantir-lhes o atendimento de suas especificidades educacionais, denotaria imposição de barreiras ao seu acesso aos sistemas de ensino, configurando-se em discriminação e cerceamento de direito". LEIA A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO NA BIBLIOTECA VIRTUAL - SEÇÃO LEGISLAÇÃO.


Onde procurar ajuda?

Conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), as Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são pessoas com necessidades educacionais especiais. Da Educação Infantil à Educação Superior, em escolas públicas ou privadas, os estudantes com AH/SD DEVEM receber Atendimento Educacional Especializado (AEE), em sala de recursos multifuncionais ou em outros espaços, sem quaisquer cobrança financeira por esse atendimento, assim como também podem ser acelerados, mediante avaliação da escola, quando também apresentarem maturidade emocional e social para isso. Em cada uma das capitais estaduais foi implantado, pelo MEC, um NAAH/S - Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, referências da formação de professores, da orientação às famílias, e do atendimento aos alunos com AH/SD. Esses NAAH/S são responsabilidade das Secretarias de Educação dos Estados (ou município). Nas instituições de ensino superior, os núcleos de atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais especiais são responsáveis pelo atendimento. Há outras instituições públicas e privadas que também oferecem diferentes serviços para a comunidade de Pessoas com AH/SD. Descubra o ponto de atendimento especializado mais próximo de sua cidade e exija os direitos das Pessoas com AH/SD. À medida que formos sendo informados, estamos acrescentando os dados das secretarias estaduais e municipais de Educação, onde devem ser procurados a identificação e o atendimento para os alunos com Altas Habilidades/Superdotação quando o NAAH/S do seu estado não estiver funcionando, assim como dos Conselhos estaduais e municipais de Educação e dos Ministérios Públicos de cada estado aos quais devem ser encaminhadas as denúncias da falta de ateendimento ou outras situações em que os direitos dos alunos com AH/SD forem desrespeitados.

veja mais

::: Últimas Notícias

  • III Jornada sobre Dotação e Talento de Assis – Transformando a Sala de Aula – Assis – 19 a 20 de setembro de 2014

    21/07/2014

    Veja a programação

  • APAAHSD-DF consegue aprovação de Projeto de Lei

    02/07/2014

    A Associação de Pais, Professores e Amigos dos Alunos com Altas Habilidades/Superdotação do Distrito Federal em parceria com a Secretaria de Educação conquistou a aprovação de Projeto de Lei com garantias inéditas. Mais uma vez nosso trabalho demonstra que a sociedade civil organizada pode ir muito além da indignação e tem a capacidade de despertar no poder público o debate necessário para a construção de uma política pública que atenda as demandas de nossos filhos e alunos. Esperamos que esta […]

  • 2º ENCONTRO NACIONAL DOS NAAH/S OCORRE EM FOZ, 10 E 11/11/2014

    29/06/2014