O Grupo

Home » O Grupo

Presidente

susana

Professora, Doutora e Mestre em Educação (PUC-RS), pós-doutorado em Educação (UFSM), especialista em Educação Especial – Área de Altas Habilidades (UFRGS), bacharel em Artes Plásticas (UFRGS). Sócia-fundadora e presidente do ConBraSD durante outras três gestões; membro do Conselho Técnico da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação e delegada pelo Brasil perante Federación Iberoamericana del World Council for Gifted and Talented Children. Foi consultora da UNESCO para a Secretaria de Educação Especial do MEC (2007, 2011), é docente em cursos de extensão e pós-graduação e atua na formação de professores e assessoria a redes municipais e estaduais em diversos estados brasileiros na área de Altas Habilidades/Superdotação. Já escreveu diversos artigos e capítulos em publicações nacionais e internacionais e é coautora dos livros: Altas Habilidades/Superdotação: respostas a 30 perguntas (Redes Editora, 2011); Altas Habilidades/Superdotação: Atendimento Especializado (ABPEE, 2010 e 2012) e Manual de Identificação de Altas Habilidades/Superdotação (Aprehendere, 2016). Membro do Grupo de Pesquisas CNPq Inteligência e Criação: Práticas Educativas para Portadores de Altas Habilidades(UNIP); Educação Especial e Interação e Inclusão Social UFSM) e Sociedade, Diversidade da Inteligência e Mentalidade Cultural (UNICAP).

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8852536944800709

 

VicePresidente

  • Eliane Regina Titon Hotz

eliane

Graduada em Pedagogia pela PUC-PR. Psicopedagoga, Especialista em Educação Especial e em Altas Habilidades/Superdotação. Pedagoga e professora da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, onde atuou como representante da área de altas habilidades/superdotação de 2006 a 2014. Consultora pedagógica e professora em cursos de Pós Graduação na área da Educação.
Secretária do ConBraSD e Coordenadora da Comissão de Eventos na Gestão 2013/2014.

 

1ª Secretária

  • Karina Inês Paludo

karina

Doutoranda e Mestre em Educação (UFPR), especialista em Educação: técnicas e métodos de ensino (UTFPR), pedagoga (Unioeste). Pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas: Mediar, vinculado ao Centro de Educação e Letras (Unioeste).

2ª Secretária

  • Vera Lúcia Palmeira Pereira

vera

Mestre em Educação (UCB), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Brasília, especialista em Psicopedagogia (UCB) e em Educação de Bem-Dotados e Talentosos (UFLA). Atuou como professora da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal no Programa de Atendimento Educacional Especializado a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação/Salas de Recursos entre 1988/2014. É sócia fundadora do ConBraSD. Atualmente desenvolve atividades na Clínica de Psicopedagogia e Superdotação em Brasília/DF, consultorias, formação de educadores e atendimentos educacionais especializados na área de Altas Habilidades/Superdotação.


1º Tesoureira

walkiria

Professora, Psicóloga e Psicopedagoga. Pós-graduada em Educação Especial com ênfase em Educação Inclusiva e em Altas Habilidades/Superdotação, e Psicopedagogia, especialista em Ludoterapia e Terapia Familiar Sistêmica. Atualmente é professora regente da Sala de Recursos para alunos com Altas Habilidades/Superdotação da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba e atua em consultório com avaliação diagnóstica psicoeducacional e atendimento a pessoas com potencial superior e/ou distúrbios de aprendizagem e consultoria às escolas.

2ª Tesoureira
  • Leila Márcia da Silva

leila

Professora da rede Municipal de Curitiba, Pós-graduanda em Altas Habilidades e Inclusão Escolar; com Licenciatura Plena em Pedagogia (UFPR). Experiência na área de Educação e Formação de Professores, com ênfase em: Tecnologias Educacionais, Educação Inclusiva, Atendimento a estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, Robótica e Enriquecimento Curricular.

Presidente da Comissão Técnica

  • Angela Mágda Rodrigues Virgolim

angela

Psicóloga, professora adjunta do Departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB) do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (1991) e doutora em Educational Psychology pela University of Connecticut, EUA (2005), especialista em Psicologia da Superdotação pelo National Research Center on Gifted and Talented. É sócia fundadora e foi primeira presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação – ConBraSD. Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Psicologia Clínica, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e Educação do Superdotado. Sua produção bibliográfica versa principalmente sobre os temas relacionados à inteligência, criatividade e superdotação; estimulação e treinamento da criatividade; e treinamento de professores e psicólogos para o desenvolvimento do talento e do potencial criador. É autora dos livros Cabrum!! Chuva de ideias! Desenvolvendo a criatividade das crianças (Ed. Juruá), Altas Habilidades/ Superdotação: Encorajando potenciais (MEC/SEESP), coautora do livro Toc, toc, Plim, plim! Lidando com as emoções, brincando com o pensamento através da criatividade (Papirus) e co-organizadora dos livros Criatividade: Expressão e desenvolvimento (Vozes), Talento Criativo: Expressão em múltiplos contextos (Universidade de Brasília) e ainda Altas habilidades, inteligência e criatividade: Uma visão multidisciplinar (Papirus), obra que recebeu o Prêmio Jabuti 2015.


Vice-presidente da Comissão Técnica

soraia

Professora Associada do Departamento de Educação Especial do Centro de Educação da UFSM. Doutora e Mestre em Educação (UFSM), com Pós-doutorado em Educação (PUC-RS). Graduada em Educação Especial – Deficientes Mentais (UFSM) e em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social (GPESP-UFSM). Pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação, altas habilidades, inclusão, educação inclusiva e políticas públicas. Coautora dos livros Altas Habilidades/superdotação: respostas a 30 perguntas (Redes, 2011) e Altas Habilidades/ Superdotação: Atendimento Especializado (ABPEE, 2010 e 2012), e organizadora dos livros Altas Habilidades/Superdotação: conversas e ensaios acadêmicos (Paco, 2011), e Tendências Contemporâneas de Inclusão (UFSM, 2008), entre outros.

Membros da Comissão Técnica

  • Nara Joyce Wellausen Vieira

nara

Professora adjunta do Departamento de Educação Especial (UFSM). Doutora e Mestre em Educação (UFRGS). Graduada em Psicologia (PUC-RS) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975). Participante na Comissão de Acessibilidade e Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Santa Maria nos anos de 2010 a 2013. Sócia fundadora do ConBraSD, membro do Conselho Técnico da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação – AGAAHSD. Integrante do Grupo de Pesquisas CNPq Inteligência e Criação: Práticas Educativas para Portadores de Altas Habilidades (UNIP).

  • Christina Menna Barreto Cupertino

cristina

Professora titular (UNIP), Doutora e Mestre em Psicologia (PUC-SP), graduada em Psicologia (Universidade Católica de São Paulo). Pesquisadora líder do grupo de pesquisa Inteligência e Criação e membro do grupo de pesquisa Talento Criativo.

  • Paula M. Yamasaki Sakaguti(Membro da Comissão Técnica e Mediadora do Blog de Pais)

paula

Professora (UNINTER), Doutoranda e Mestre em Educação (UFPR); especialista em Pesquisa Educacional, Didática do Ensino Superior, Educação Especial e Altas Habilidades/Superdotação; Pedagoga. Membro da Diretoria do ConBraSD – biênios 2007/2008, 2009/2010, 2013/2014.

  • Maria da Penha Benevides

maria

Especialista em Planejamento Educacional (Faculdades Integradas de São Gonçalo) e em Educação Especial Para Talentosos e Bem Dotados (UFLA). Graduada em Pedagogia – Orientação Educacional (FAFIC). Foi Técnica Pedagógica na Secretaria de Estado da Educação na Educação Especial de 1983 a 2011, responsável na SEDU pela implantação do Projeto de Atendimento ao Aluno Talentoso (PAAT) e pela implantação do Núcleo de Atividades para altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S-ES). Coordenadora do Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação – NAAH/S- ES. Sócia Fundadora da Associação Brasileira para Altas Habilidades/Superdotados – ABAHSD-ES e do ConBraSD e membro do Fórum Capixaba de Educação Inclusiva. Atualmente trabalha no Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação- NAAH/S-ES.

  • Andrezza Belota Lopes Machado

andressa

Professora Assistente (UEA), Doutoranda em Estudos da Criança (UMINHO). Mestre em Educação (UFAM), Especialista em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade (CEULM/ULBRA). Graduada em Licenciatura em Pedagogia (UFAM); Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Escola Normal Superior/UEA; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa da UEA – Educação Inclusiva e o Aprender na Diversidade; Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas: Pedagogia e Diversidade na Educação Especial/UFAM.

  •  Sheila Torma da Silveira

sheila

Professora, Mestre em Educação pela UFSM, especialista em Altas Habilidades/Superdotação (UFLA e UFRGS). Graduada em Letras (PUC-RS). Atualmente é professora titular – Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, trabalhando no atendimento educacional especializado para alunos com Altas Habilidades/Superdotação da Rede Municipal de Ensino e docente em cursos de especialização. É Presidente da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação.

  • Ana Sílvia de Souza Oliveira

ana

Professora, Mestre em Ciências Ambientais (Universidade de Taubaté), especialista em Educação Inclusiva (Universidade Estadual Vale do Aracaú). Graduada em Pedagogia (Universidade da Amazônia). Atualmente é Professora da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), com atuação no Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), e da Secretaria Municipal de Educação (Educação Especial).

  • Carly Cruz

carly

Professora do ensino fundamental – Secretaria Municipal de Educação de Vitória e Secretaria de Estado da Educação. Doutora e Mestre em Educação (UFES), especialista em Educação Especial, graduada em Pedagogia – Orientação Educacional. Sócia Efetiva da Associação Brasileira para Altas Habilidades/Superdotação-ABAHSD-ES e sócia Fundadora do ConBraSD.

  • Cleonice Kuhn

cleonice

Mestre em Educação pela UFPR, professora do Centro Universitário União Dinâmica das Cataratas (UDC). Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

  • Débora Diva Alarcón Pires

debora

Professora assistente do Departamento de Psicologia (PUC-GO), Mestre em Psicologia e especialista em Psicologia Escolar (UCG). Coordenadora do Programa Aprender a Pensar (IDF/PUC-GO), é sócia fundadora do ConBraSD. Foi Consultora do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S-GO) pela UNESCO/MEC.

  • Denise Maria de Matos Pereira Lima

denise

Professora, Doutoranda e Mestre em Educação (UFPR); Especialista em Altas Habilidades/Superdotação; Educação Especial; Metodologia do Ensino e Graduada em Letras. Técnica pedagógica na área de Altas Habilidades/Superdotação no Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria do Estado da Educação do Paraná. Sócio-Fundadora da ACASAH – Associação Curitibana de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação.

  • Elizabeth Carvalho Veiga

elizabete

Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Doutora em Psicologia (UnB) e (Universidad Complutense de Madrid). Graduada em Psicologia (UFPR), é professora visitante do Centro Universitário Filadélfia, editora da Revista Psicologia Argumento e professora visitante da Universidade Paranaense.

  • Fabiane Chueire Cianca

fabiane

Professora, Mestre em Educação (UEL), especialista em Psicopedagogia (UEL) e em Educação Especial (UNOPAR). Graduada em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina – Cesulon, é professora da Rede Municipal de Educação da cidade de Londrina. Atualmente é Coordenadora do NAAH/S-Paraná (Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação).

  • Graziela Cristina Jara

graziela

Especialista em Educação Especial com ênfase ao Atendimento Pedagógico para a Inclusão Escolar, graduada em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco. Coordenadora do Núcleo de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação de Mato Grosso do Sul (NAAH/S-MS).

  • Gilvandro dos Santos Pantaleão

gilvandro

Professor, graduado em Ciências Contábeis (Centro de Ensino Superior do Amapá) e Licenciatura Plena em Pedagogia (Universidade Vale do Acarau). Atualmente é professor do Governo do Estado do Amapá. Coordenador da Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá – FECEAP. Atualmente cursa Bacharelado em Odontologia (Faculdade de Macapá). Foi professorem curso de Especialização em Educação Especial / IESAP.

  • Laura Ceretta Moreira

laura

Professora associada da UFPR, no Setor de Educação e no Programa de Pós-Graduação e Educação. Doutora em Educação (USP), Mestre em Educação (UFSM) Possui Licenciatura em Educação Especial (UFSM) e em Pedagogia (FIC- Santa Maria/RS). Atualmente coordena a CEPIGRAD ( Coordenação de Estudos e Pesquisas Inovadoras da Graduação) e o NAPNE ( Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais) na UFPR.

  • Mara Regina Nieckel da Costa

mara

Psicóloga clínica e educacional, Mestre em Educação (UFRGS), graduada em Psicologia (PUC-RS). Psicóloga da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para a Pessoa Deficiente e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul/FADERS, foi docente de cursos de pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Especial (ULBRA) e vários cursos de capacitação de professores em Educação Especial. Atua em Consultório de Psicologia, é membro do Conselho Técnico da Associação Gaúcha de apoio às Altas Habilidades/AGAAHSD.

  • Maria Alice Becker

maria_alice

Professora associada da Universidade Federal do Amazonas, Doutora e Mestre em Psicologia (PUC-RS), graduada em Psicologia (PUCRS). Membro da Comissão Editorial da Revista Amazônida (PPGE/UFAM) e Revista Diálogos do CFP, assessora do Conselho Regional de Psicologia Manaus/AM.

  • Maria Lúcia Prado Sabatella

maria_lucia

Professora, Mestre em Educação (UFPR), graduada em Música – Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Pesquisadora na área da Inteligência e da Superdotação. Fundadora e presidente do Instituto para Otimização da Aprendizagem- INODAP. Atualmente é professora em cursos de Formação do Docente do Ensino Superior e de psicopedagogia da Faculdade Dr. Leocádio José Correia, Pós-graduação em Educação Especial a distância da Faculdade Internacional de Curitiba e de Pós-graduação em Educação Especial do Instituto Brasileiro de Pós- graduação e Extensão.

  • Hélio Caloi Cruz Leão

helio

Graduação em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná, com especialização em Educação Especial Atendimento ás Necessidades Especiais. Professor QPM na SEED-PARANÁ, criador de jogos de Aprendizagem Cognitiva

 

 

Membros da Conselho Fiscal e Ouvidoria

  • Marli Teresinha Deuner

marli

Professora, especialista em Atendimento Educacional Especializado (FFC/UNESP), graduada em LETRAS (FAPA). Foi professora da Sala de Recursos na – E.E.E. Médio Prof. Sarmento Leite, em Porto Alegre/RS. Atualmente é professora em cursos de extensão e especialização na área de Altas Habilidades/Superdotação.

 

Suplente do Conselho Fiscal

  • Angélica Shigihara de Lima

angelica

Especialista em Educação Especial: área das altas habilidades (UFRGS), arteterapeuta, artista plástica, professora de desenho e educadora infantil. .  Co-coordenadora, supervisora e professora no curso de formação em Arteterapia (INFAPA/POA). Sócia fundadora do ConBraSD, membro da Federação Iberoamericana del World Council for Gifted and Talented Children. Tesoureira e membro do Conselho Técnico da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/AGAAHSD. Foi consultora da UNESCO para o MEC, na Unidade do Aluno do NAAHS-RS. Responsável pelos blogs:
http://arteterapiacreatividad.blogspot.com.br/ e http://altashabilidadesarteterapia.blogspot.com.br/.