Eunice M. L. Soriano de Alencar
- Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1967), mestrado em Psicologia – Purdue University (1970) e doutorado em Psicologia – Purdue University (1974).
- Foi post-doctoral scholar no Gifted Education Resource Institute, USA.
- É professora emérita da Universidade Brasília, cidadã honorária de Brasília, representante do Brasil no World Council for Gifted and Talented Children e membro honorário do Conselho Brasileiro para Superdotação.
- Autora de mais de 270 publicações, incluindo livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados de diferentes países.
- Foi, entre outros:
- coordenadora do Comitê Assessor de Psicologia do CNPq;
- representante do Brasil na Sociedade Interamericana de Psicologia;
- presidente da Associação Brasileira para Superdotados (DF);
- membro da diretoria da Logos Foundation (USA);
- professora da Faculdade de Medicina da UFMG e da Universidade Católica de Brasília;
- secretária de publicação da revista Psicologia, Ciência e Profissão;
- editora da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa e editora convidada da Gifted Education International;
- vice-presidente da Federação Ibero-Americana do Conselho Mundial para o Superdotado e Talentoso;
- membro de comissão científica de congressos em distintos países.
- Foi pesquisadora IA do CNPq de 1995 a 2017.
- Participa do conselho editorial de periódicos científicos de distintos países.
- Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade, professor, ensino, altas habilidades e superdotado.
Maria Helena Novaes (in memorian)
- Ph.D. em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), pós-doutorado na Universidade de Paris V (René Descartes) na França e especialização em psicologia do Desenvolvimento na Universite de Genebra (Suíça).
- Foi pesquisadora do CNPq, professora titular do Departamento de Psicologia/ PUC-Rio e Livre Docente aposentada da UFRJ, coordenando projetos de pesquisa na 3ª idade no Programa de Ativação Cerebral Criativo – PACC.
- Psicóloga escolar pioneira no Brasil, participou da implantação desse serviço na Escola Guatemala, do INEP, em 1958, tendo colaborado com o Centro Nacional de Educação Especial do MEC, coordenando projetos vocacionais de educação na área dos Superdotados e Talentosos. Foi membro fundador da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE. Introduziu a disciplina Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem nos cursos de graduação de Psicologia da PUC e do Instituto de Psicologia da UFRJ, em 1950.
- Foi membro do Conselho Técnico-Científico da Associação Brasileira para Superdotados – ABSD, da Academia Paulista de Psicologia, do corpo editorial da Revista Psicologia Clínica: Pós-Graduação e Pesquisa e consultor ad-hoc do CNPq e da CAPES. Foi Professora homenageada no VII Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia da ANPEPP – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia; e em 2001 foi premiada, pela segunda vez, com a Ordem do Mérito pela Presidência da República do Brasil.
- Temas centrais de estudos e pesquisas: a atuação do psicólogo em instituições e o desenvolvimento das potencialidades humanas; processos criativos no contexto escolar; modelos interpretativos da criatividade; influência de modelo socioeducativo na trajetória vital da mulher brasileira; representação social do idoso e suas consequências no atendimento institucional; a especificidade do atendimento psicológico na 3ª idade; programa de ativação cerebral criativa para 3ª idade; e compromisso ou alienação frente ao 3º milênio.
- Entre suas publicações destacam-se: Compromisso ou alienação frente ao próximo século (NAU, 2ª ed.); Psicologia da Criatividade (Vozes, 1985) e Desenvolvimento psicológico do superdotado (Atlas,1979).
Zenita Guenther
- Doutora em Psicologia da Educação e mestre em Orientação e Aconselhamento Psicológico pela Universidade South Florida.
- Estudou e trabalhou por vários anos na Fazenda do Rosário, Minas Gerais, com Helena Antipoff, de quem segue a tradição humanística.
- Após o doutorado, ingressou na Universidade Federal de Minas Gerais, de onde se aposentou para seguir outros interesses profissionais relacionados ao desenvolvimento de talento e capacidade humana, trabalhando ativamente nessa área, no Brasil, Estados Unidos e Portugal.
- Conduz seminários em cursos de Mestrado e Doutorado, orienta e co-orienta mestrandos e doutorandos em Portugal e no Brasil.
- Fundou em 1993 em Lavras, Minas Gerais, o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), no qual atua como supervisora e como Diretora Técnica da Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento (ASPAT)
- É autora de 23 livros e publicações de maior porte, e mais de cem artigos, publicados em revistas especializadas e jornais no Brasil e exterior.
- É consultora de várias entidades educacionais, e do movimento da Educação Inclusiva em todo o Brasil; é membro honorário da Associação Nacional para Estudos e Investigação na Sobredotação (ANEIS) e da Associação Portuguesa para as Crianças Sobredotadas (APCS), em Portugal. Desde 2006 tem sua biografia publicada no “Who is Who in the World”, na área da Educação.
- Há 40 anos vem se dedicando à pesquisa e prática em Educação Especial para Dotados e Talentosos, envolvida na formação de professores em todos os níveis de ensino.
Sarah Couto (in memorian)
- A Profª. Sara Couto César é psicóloga, educadora, Mestre em Educação, considerada uma das maiores autoridades brasileiras em programas de formação de recursos humanos e atendimento a alunos da Educação Especial.
- Iniciou suas atividades profissionais em 1958, na Sociedade Pestalozzi do Brasil, sob orientação da Profª. Helena Antipoff.