Pesquisa de Opinião Pública

 

 

Pesquisa 1: Tempo de consulta de 16/06/23 até 12/08/23.

Estado da Arte na Área da Identificação e Atendimento aos Estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação no Brasil: Levantamento ConBraSD-2023

TCLE – Termo de Concentimento Livre e Esclarecido

Prezado(a) Colega,

Estamos realizando um levantamento com profissionais que atuam na área das altas habilidades ou superdotação em escolas, clínicas e organizações não governamentais ou outras, no País. A sua participação é muito importante pois nos ajudará a descrever o que acontece na nossa área, em nível nacional. Dessa maneira, sua participação poderá auxiliar no planejamento de políticas educacionais e públicas para melhor atender aos estudantes com altas habilidades ou superdotação.

O questionário apresentado é baseado no  Modelo de Capital Educacional e de Aprendizagem do Dr. Albert Ziegler, da University of  Erlang, Germany. (Ziegler & Baker, 2013; Ziegler & Stoeger, 2017).  Ele trata de fatores exógenos e endógenos que podem influenciar na identificação e atendimento de estudantes com altas habilidades ou superdotação.

Você levará em torno de 50 minutos para responder este questionário. Não envie seu questionário, caso precise suspender suas respostas por algum motivo. As suas respostas estarão salvas e você poderá retornar para concluir seu questionário e enviá-lo posteriormente. Você também poderá interromper suas respostas mesmo que tenha indicado sua concordância em participar deste trabalho.

Gostaríamos de salientar que a sua identidade não será solicitada duranta sua participação. Os dados coletados farão parte do banco de dados do ConBraSd que ficará disponível no site http://www.conbrasd.org para acesso de todos os inrressados.

Se concordar em participar deste trabalho, pressione o botão AVANÇAR deste questionário e comece a responder as questões apresentadas.

Qualquer dúvida, entre em contato com as responsáveis por este trabalho:

Dra. Cristina Delou (email: cristinadelou@id.uff.br)

Dra. Solange Wechsler (email: wechsler@lexxa.com.br)

Ma. Vera Palmeira Pereira (email: veralppereira@gmail.com)

Dra. Aline Rinco (email: alinerinco2@gmail.com)

Link para a pesquisa: Estado da Arte na Área da Identificação e Atendimento aos Estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação no Brasil: Levantamento ConBraSD-2023 (google.com)

Pesquisa 2: Tempo de consulta 16/06/23 até 30/08/23.

E depois que eu cresci?

 
Esse formulário é parte de uma pesquisa sobre pessoas adultas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) desenvolvida por uma equipe internacional de pesquisadores liderada pela Dra. Susana Graciela Pérez Barrera, membro do Grupo de Investigación en Altas Habilidades/Superdotación (GIAHSD) da Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad de la Empresa, em Montevidéu, Uruguai. 

O objetivo desse estudo é comprender as atitudes e sentimentos de pessoas adultas com AH/SD/talentosas, autoidentificadas, identificadas por otros, formalmente identificadas ou em processo de identificação de diferentes países quanto a esse processo, a forma como viveram ele e as consequências disso em suas vidas, tema ainda muito pouco desenvolvido no mundo.
 
Acreditamos que essa pesquisa ajudará a reconhecer, aceitar e valorizar não somente os participantes, mas toda a grande comunidade de pessoas com AH/SD do mundo inteiro.

Em cada país onde seja aplicado esse questionário haverá um/a pesquisador/a encarregado/a de enviá-lo ao banco de dados do grupo de pesquisa e responder possíveis dúvidas dos participantes, que será identificado/a no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido no qual também se proporcionará um meio de contato.  

Para participar, convidamos você a inicialmente ler o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que garante o cumprimento das normas de ética em pesquisa que são praxe internacionalmente e, se concordar, agradecemos que você responda as perguntas da forma mais sincera e completa possível, antes do dia 1º de agosto de 2023.