Notícias

 

Todas as notícias aqui veiculadas são de responsabilidade de seus idealizadores. O ConBraSD não tem qualquer participação pecuniária e ideológica, e apenas oferece o espaço eletrônico para divulgação.
Aos interessados em noticiar seu eventos, publicações e outras contribuições na área das AHSD podem enviar solicitação e informação, exclusivamente, pelo e-mail conbrasd.oficial@gmail.com
As notícias devem ser constituídas por texto, imagem, audiodescrição de acordo com normas técnicas ABNT NBR 15599 e logomarca (quando aplicável).

“Muito longe do que ele precisa”, diz pai de criança superdotada sobre escolas para o filho

Famílias e especialistas afirmam que instituições não estão preparadas para receber esses alunos e enfatizam a necessidade de capacitação

Acesse a notícia Aqui

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/educar-para-incluir/muito-longe-do-que-ele-precisa-diz-pai-de-crianca-superdotada-sobre-escolas-para-o-filho,a9186681827b5e61c643be4473a74bbebi2li2jj.html

No próximo dia 10/8 faremos uma live no Instagram do @conbrasd para divulgar as novidades a respeito da nova versão da nossa revista.
Venha participar!

💡Estamos nos aproximando do Dia Internacional da Superdotação!!! 🥳

💡Para comemorarmos essa data tão importante em nosso trabalho e para todas essas pessoas tão especiais que sempre foram tão esquecidas e negligenciadas dentro da educação, nada mais adequado do que termos uma Palestra muito importante com a Angela Virgolim, nossa parceira e batalhadora de longa data.
Altas Habilidades em contraponto com a Alta Sensibilidade será o motivo de nosso encontro e no qual serão esclarecidos muitos pontos também pouco abordados nessa área. O principal foco dessa conversa é a sensibilidade dos superdotados.
Essa lente existe por um motivo muito especial: a sensibilidade é o traço herdado mais básico e sua presença afeta particularmente os relacionamentos.
Entender esse traço é crucial para a sobrevivência humana e fica a pergunta: “É preciso se encaixar para ser feliz? “

📍Inscrições pelo https://www.sympla.com.br/altas-habilidades-e-alta-sensibilidade-e-preciso-se-encaixar-para-ser-feliz—com-angela-virgolim__2099884

Esperamos por vocês! 🎉

Participação do ConBraSD no CNEEPEI

No dia 26 de junho de 2023, o ConBraSD participou da  Reunião de Trabalho e Apresentação dos Membros da Comissão Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – CNEEPEI, a convite do Dr. DÉCIO NASCIMENTO GUIMARÃES, Diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Nesta data tomaram posse a Dr. Cristina Maria Carvalho Delou Presidente do, ConBraSD como membro titular e a Dra. Denise Rocha Belfort Arantes Brero, Vice Presidente do ConBraSD, como suplente.

Acesse a notícia no site do MEC

 

O Clube da Aprendizagem convida para a X Jornada de Formação e III Jornada Internacional em Altas Habilidades ou Superdotação que acontecerá nos dias 29 e 30 de maio, às 19h30min, com transmissão ao vivo pelo canal www.youtube.com/clubedaaprendizagem. No dia 29 a temática será “Dupla excepcionalidade: AHSD e transtornos de aprendizagem com a doutora em psicologia Tatiana Nakano. No dia 30 os psiquiatras Thiago Oliveira e Mateus Messinger e as psicólogas Roberta Vasconcellos e Letícia Carreño (México) abordarão a temática “Os(as) superdotados(as) e as emoções”.

Altas Habilidades Sem Segredo

By Jacqueline Mac Dowell

Podemos identificar crianças, jovens e adultos com Altas Habilidades ou Superdotação. Essas pessoas possuem algumas características comuns que são: habilidade acima da média em alguma área do conhecimento; envolvimento com a tarefa; e criatividade. Você pode ser um AHSD e nem se dar conta, ou não você sabe que é e consegue desenvolver todo seu potencial. Quer encontrar seus pares? Assista esse podcast.